Topo

Coluna do PVC

Flamengo mereceu se classificar

PVC

06/04/2019 20h08

Há uma série de ponderações possíveis de se fazer sobre a atuação do Flamengo no Fla-Flu da classificação. Também sobre o Fluminense, que não jogou bem nem conseguiu impor seu estilo de troca de passes. No primeiro tempo, quase não passou do meio-de-campo e mesmo assim terminou com o gol de Gilberto.

O pecado do Flamengo no primeiro tempo foi definir pouco.

Mas a grande discussão, o personagem da semana, é Abel Braga. Se ele escala mal e mexe pior. Não escalou mal. Queria marcação pressão e conseguiu.

Abel mexeu mal, por escalar Gabriel na ponta direita, com Bruno Henrique de centroavante no início do segundo tempo. Deppis, variou as posições. Quando Gabriel fez o gol, estava posicionado como centroavante.

Começar com Uribe também é questionável, mas Abel entende que Gabriel dificulta menos a saída de jogo do adversário. Com Uribe, o Flamengo asfixiou os passes dos defensores tricolores. Controlou a posse de bola. Faltou definir as jogadas. Este foi seu grande problema.

No estádio, a torcida rubro-negra incentivou sem parar. Mas vaiou a saída de Diego e gritou Arrascaeta antes de sua entrada. Ninguém disse "Fora, Abel", como a hashtag que enche as redes sociais.

Antigamente, a arquibancada gritava pela saída do treinador. Hoje, as ações em redes sociais se parecem com casais "modernos", que se agarra na sala e depois decide ir cada um para seu quarto, para namorar pelo celular.

Depois de eleger presidente da República por rede social, normal é imaginar que técnico possa ser dispensado por pressão no twitter.

Dirigente convicto do que faz ouve a arquibancada. No máximo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.