Topo

Coluna do PVC

São Paulo de Cuca pode repetir Santos campeão com três técnicos distintos

PVC

07/04/2019 17h36


O São Paulo finalista do Campeonato Paulista, treze anos depois de ser vice-campeão pela última vez, foi dirigido por André Jardine cinco vezes, por Vágner Mancini nove vezes e por Cuca uma vez, a semifinal da classificação dentro do Allianz Parque. O primeiro empate são-paulino no estádio palmeirense pode levar também a ser o primeiro campeão com três técnicos distintos, desde que Muricy Ramalho ajudou o Santos na conquista do bicampeonato de 2011. Na época, o Santos começou sob o comando de Adílson Batista, foi dirigido por Marcelo Martelotte e terminou com Muricy na final contra o Corinthians.

Naquela campanha, Muricy assumiu na penúltima rodada da fase de classificação, dirigiu nas semifinais e nas finais. Foram seis vezes sentado no banco de reservas. Cuca pode ser campeão em três jogos, como Joel Santana no Vasco do Brasileirão 2000.

O São Paulo jogou com menos pressão do que o Palmeiras, por razão óbvia. Em reestruturação, sem jamais ter vencido na casa palmeirense, poderia especular pelo empate. Teve menos de 50% de posse de bola e 59% desse tempo no campo defensivo. O Palmeiras criou mais chances, finalizou dezesseis vezes, contra seis do São Paulo, melhorou na quantidade de tabelas pelos lados do campo, mas não se impôs ao adversário.

Muita gente imagina a diferença de elenco como fator decisivo para ter mais time. Não é bem assim. Os resultados dos últimos anos no Brasil demonstram isso. Ano passado, o Palmeiras foi campeão brasileiro, mas venceu a semifinal sobre o Santos nos pênaltis e perdeu do Corinthians a decisão também nas penalidades máximas.

O Palmeiras tem dificuldade enorme para fazer gols. Em 19 partidas neste ano, fez 24. É pouco. O São Paulo também sofre com isso. São dezesseis gols em dezenove jogos. Mas na semifinal do Allianz Parque, nem precisava marcar. Nem precisou.

O Palmeiras precisa pensar nas razões pelas quais tem tantas dificuldades ofensivas.

O São Paulo sai das semifinais com esperança de um trabalho renovado e com um time mais dinâmico.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.