Topo

Coluna do PVC

A revolução do Benfica ameaça alcançar as semifinais da Liga Europa

PVC

11/04/2019 16h54

À parte o bom desempenho do Arsenal contra o Napoli, de Carlo Ancelotti, e o empate do Chelsea contra o Slavia Praga, a grande atuação das quartas-de-final da Liga Europa, nesta quarta-feira (11), foi a do Benfica.

Incrível renascimento de um clube que chegou a ocupar a sétima colocação do Campeonato Português, humilhado na fase de grupos da Champions League, onde chegou a perder por 5 x 1 para o Bayern, mas recuperado depois da troca de comando, de Rui Vitória, por Bruno Lage. O novo treinador foi assistente no Swansea e no Sheffield Wednesday, mas pela primeira vez está a serviço de um time principal. Pelo Benfica, tem 22 partidas, com 18 vitórias, um empate e três derrotas.

Quando o jovem treinador português assumiu aa Águias, em 3 de janeiro, estava em quarto lugar na liga portuguesa. Hoje, é líder pelo saldo de gols, cabeça a cabeça com o Porto, time mais bem classificado da fase de grupos da Champions.

Uma parte da revolução foi definir o menino João Félix, de 19 anos, como titular absoluto. Com Rui Vitória, o garoto tinha sido titular apenas três vezes, mas marcou o gol do clássico contra o Sporting e se tornou o mais jovem a anotar em um dérbi lisboeta.

Contra o Eintracht Frankfurt, o Benfica parecia azarão. Quarto colocado na Bundesliga e conduzido pelo sérvio Jovic, que passou pelo estádio da Luz entre 2016 e 2017, o Frankfurt parecia ter forças para classificar-se pelo menos para as semifinais. Pode até virar, mas levou uma surra por 4 x 2, três gols de João Félix.

O placar chegou a ser de 4 x 1, o que daria mais tranquilidade aos portugueses no retorno, na Alemanha. De todo jeito, a atuação foi a melhor das quartas-de-final da Liga Europa.

Os outros resultados da Liga Europa foram Arsenal 2 x 0 Napoli, Villarreal 1 x 3 Valencia, Slavia Praga 0 x 1 Chelsea.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.