Topo

Coluna do PVC

A Champions mais surpreendente em quinze anos

PVC

17/04/2019 16h57

Quase todo ano a Champions League tem uma surpresa na semifinal. A Roma na temporada passada, o Monaco em 2017, o Atlético de Madrid em 2014…

Raras vezes há uma semifinal surpreendente como Tottenham x Ajax. A segunda vez do clube de Londres. A primeira em 1962, contra o Benfica. Chega com derrota de 4 x 3, grande atuação do sul-coreano Son, de Lloris, resistência ao ataque do City, fortíssimo. A defesa falhou. Guardiola caiu antes das semifinais pela terceira vez em três temporadas.

A classificação do Tottenham contou também com a revisão do vídeo, numa jogada que não se reclamaria. O jogo precisa ser soberano. Talvez o jogo seguisse sem ninguém reclamar. Mas havia motivo para a anulação. Cumpra-se.

Uma semifinal tão surpreendente quanto esta houve pela última vez em 2004. Monaco x Chelsea, Porto x La Coruña representam até hoje as semifinais mais impressionantes da era moderna. O Monaco eliminou o Real Madrid, o Chelsea tirou o Arsenal, que seria campeão invicto na Inglaterra, o La Coruña barrou o Milan, o Porto travou o Manchester United.

Antes, em 2001, Valencia x Leeds United.

Desta vez, esperava-se por Messi x Cristiano Ronaldo na final. Poderia ser Messi x Guardiola. Em vez disso, será a mais surpreendente decisão desde Porto x Monaco, em 2004.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.