Topo

Coluna do PVC

Corinthians de Carille entra menos na área do que em jejum com Jair Ventura

PVC

18/04/2019 12h41

O Corinthians chega à decisão do Campeonato Paulista com quatro jogos sem fazer gols. Derrotas para Ceará, Santos e Chapecoense por 1 x 0, empate por 0 x 0 contra o São Paulo, no Morumbi.

A explicação para o jejum pode ser a pequena quantidade de finalizações de dentro da área.

Nas quatro vezes em que não fez gol, o Corinthians chutou 25 vezes, sendo 12 de dentro da grande área.

Só três por jogo, em média.

Seu recorde positivo foi de seis finalizações de dentro da área, mas resultado de cruzamento, contra o São Paulo, no Morumbi.

O último grande jejum de gols do Corinthians havia acontecido em outubro do ano passado.

Sob o comando de Jair Ventura, o time passou também quatro partidas sem marcar. Empate por 0 x 0 contra o América Mineiro, derrota por 3 x 0 para o Flamengo, por 1 x 0 para o Santos e para o Cruzeiro, na primeira final da Copa do Brasil.

Naquela seca de gols, o Corinthians finalizou mais. Foram 36 chutes contra a meta adversária, das quais doze foram no alvo. Mas das 36 finalizações, 23 foram de dentro da área.

Faltava pontaria.

Hoje, falta invadir a grande área dos rivais. Quanto mais chutes dentro da grande área, maior a porcentagem de gols.

O São Paulo também está há três partidas sem fazer gols. Nesse período, chutou 12 vezes de dentro da área, quatro por partida, em média. E 23 vezes de fora da área. Para os são-paulinos, só uma a cada três finalizações acontece de dentro da área.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.