Topo

Coluna do PVC

Jurgen Klopp conhece mais o Brasil do que os brasileiros

PVC

18/04/2019 07h15

Abordado pelo repórter Arthur Quezada, do canal Esporte Interativo, na véspera da partida Porto x Liverpool, pelas quartas-de-final da Champions League, o treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, traçou o perfil perfeito do futebol do Brasil. Mais preciso do que muitos de nós, comentaristas e cornetaristas.

Disse Klopp sobre os clubes do Brasil: "O que eu posso dizer é que o que os clubes brasileiros estão fazendo está muito errado. Porque, pelo que eu conheço, os clubes sempre estão trazendo treinador por uma semana, por um mês, por dois ou três meses, e não dá para ter um desempenho maravilhoso. Não é possível. Isso é futebol. SE você está interessado em futebol, você tem de aceitar o que precisa fazer. É um trabalho duro, trabalhar junto, trazer jogadores juntos, para que possam melhorar o desempenho juntos. E isso leva tempo, se você não dá tempo aos jogadores, você não consegue nada. Você começa tudo do zero e espera que alguém consiga consertar. Eu não sei como funciona exatamente, mas posso dizer que, do jeito que estão fazendo, não funciona. A pressão que estão colocando nos treinadores é muito grande e isso não pode acontecer. Você tem que sentir junto com o time e trabalhar junto e isso não pode ser feito em uma semana, um mês, até mesmo em um ano."

À parte o exagero do "até mesmo um ano", o que Klopp diz é que um time e um treinador precisam de tempo, jogos para terem a medição do que está certo e errado.

Não dá para pedir "Fora, fulano" no quarto mês do ano, o terceiro de trabalho.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.