Topo

Coluna do PVC

Retranca quase para o Bayern

PVC

20/04/2019 12h17

Dos 18 times do Campeonato Alemão, o de maior média de gols do planeta, só oito têm média superior a 50% de posse de bola.

O Werder Bremen é o sexto.

Rival do Bayern no Allianz Arena neste sábado, o Bremen viajou para a Baviera ostentando a maior série invicta da Bundesliga. Não perdia há treze rodadas, dois jogos a mais do que a seqüência sem derrotas do Leipzig, quatro a mais do que o Bayern.

Até começou pressionando a saída de bola. Durou sete minutos.

Depois recuou, com duas linhas de quatro separadas por doze metros. O Bayern tentava abrir espaço virando o lado das jogadas e finalizando de fora da área. Nada…

Virou o primeiro tempo 0 x 0 e ultrapassou a marca de 20 da segunda etapa sem abrir o marcador. Desde novembro não ia tão longe numa partida sem fazer gol.

Como o futebol é um jogo de espaços, o Bremen recuou Sahin para jogar como líbero, com uma linha de cinco na defesa.

O Bayern contrapôs a estratégia aumentando o número de atletas no campo ofensivo. O zagueiro Sule virou armador. Também virou artilheiro.

Se o volante Sahin atuava como líbero, faltava alguém na cabeça de área. Dali, Sule finalizou forte e marcou 1 x 0.

O Bremen jogou com boa parte dos times da América do Sul. Só se defendeu.

Jogos assim viram água mole em pedra dura. Uma hora fura.

A diferença do Werder Bremen para os times brasileiros que não fazem gol é que sabe não poder ganhar o título alemão.

Os daqui defendem-se e tentam ganhar taças assim.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.