Topo

Coluna do PVC

Federação Francesa divulgará punição a Neymar na sexta-feira

PVC

02/05/2019 09h22

A comissão de disciplina da Federação Francesa de Futebol (FFF) reuniu-se nesta quinta-feira para avaliar as punições a Mbappé, por expulsão, e Neymar, por agressão a um torcedor, na finalíssima da Copa da França, semana passada. Mas a divulgação da pena só acontecerá na sexta-feira. Se for afastado, Neymar pode desfalcar o PSG na partida contra o Nice, marcada para o sábado.

A comissão deve aplicar o artigo 1-11 do regulamento, por "arremetida voluntária — tentativa de golpe." A inclusão nesse artigo pode levar a cinco partidas de suspensão. Se a comissão tiver optado pelo artigo 1-13 (brutalidade), a sanção pode chegar a oito jogos. Nos dois casos, a desculpa de reação à provocação pode atenuar a pena.

Há, na opinião deste blog, uma antecipação do pedido de punição por parte da seleção brasileira. Se a FFF punisse Neymar por oito meses, como fez a Federação Inglesa no caso Cantona, em 1995, a Fifa acataria a decisão e Neymar ficaria fora da Copa América. O primeiro corretivo, por ordem cronológica, a se aplicar a Neymar, é a punição esportiva, que será anunciada pela Federação Francesa nesta sexta-feira.

A tendência é que Neymar receba cinco partidas de suspensão.

Pela falta que causou o cartão vermelho, Mbappé pode receber três partidas de suspensão.

Se as penas correrem neste nível, com cinco partidas para Neymar e três para Mbappé, a percepção será de que não é só no Brasil que se passa a mão na cabeça de Neymar. Na França, também.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.