Topo

Coluna do PVC

Liga Europa encaminha final inglesa

PVC

02/05/2019 17h22

O Eintracht Frankfurt tem um time fortíssimo e dificultou muito o Chelsea no primeiro tempo, na Alemanha. Fez 1 x 0, em grande jogada de Kostic, gol de Jovic. Mas o Chelsea, dono do maior índice de posse de bola nas competições europeias, mais do que Manchester City e Barcelona na Champions, resolveu jogar. Trocou passes com Jorginho, Kanté, Willian e Pedro finalizou aos 42 do primeiro tempo para empatar a partida.

Na segunda etapa, a parte física do Frankfurt acabou. O Chelsea manteve o empate e desperdiçou a chance de ampliar a vantagem. Jogará em Stamford Bridge na semana que vem em absoluta vantagem, para fazer 1 x 0. O técnico italiano Maurizio Sarri é criticado pela torcida da região oeste de Londres pelos resultados médios na temporada inglesa. Mas tem onze vitórias em treze partidas de Liga Europa, dois empates, invencibilidade e melhor ataque com 31 gols.

Também tem o goleador, Giroud (10 gols) e o líder de assistências, Willian (7 passes).

Na outra semifinal, o Valencia saiu na frente com gol de Diakhaby, de cabeça. Então, Lacazette definiu o jogo com dois gols. Aubameyang, autor de um passe decisivo, marcou o terceiro, depois de cruzamento de Kolasinac.

As finais entre clubes de um mesmo país, raríssimas no século 20, viraram comuns nesta década. Na Champions, houve Manchester United x Chelsea (2008), Bayern x Borussia Dortmund (2013), Real Madrid x Atlético de Madrid (2014 e 2016). Na Liga Europa, Porto x Braga (2011), Atlético de Madrid x Athletic Bilbao (2012). Nesta última citada, Unai Emery, atual treinador do Arsenal, dirigia o Valencia e perdeu a chance de se classificar contra o Atlético, de Radamel Falcão Garcia e Diego. Desta vez, é o favorito a conquistar a classificação, mesmo no estádio Mestalla, na Espanha, porque tem dois gols de vantagem no saldo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.