Topo

Coluna do PVC

A queda do time mais antigo do mundo

PVC

04/05/2019 12h23

O Notts County perdeu por 3 x 1 para Swindon Town neste sábado (4) pela manhã e foi rebaixado da League 2, a mais baixa das divisões profissionais do futebol inglês, para o que se conhece como Non-League football. Vai se juntar aos times amadores e semi-profissionais da Inglaterra a partir da próxima temporada. Fundado em 1862, o Notts County é o clube profissional mais antigo do planeta — o Sheffield é o amador mais velho. Direta ou indiretamente, motivou a criação de times grandes do mundo. A Juventus inspirou-se no Notts County para ter seu uniforme alvinegro, com listras verticais.

Em 157 anos de vida, o Notts County disputou a elite do futebol britânico trinta vezes. A última delas, na temporada 1991/92, quando terminou na penúltima colocação. uma acima do West Ham. Naquele ano, empatou por 1 x 1 com o Manchester United. Se somasse mais quatro pontos, ficaria a salvo e disputaria a temporada seguinte, a inaugural da Premier League, que financeiramente começou a mudar o destino de clubes ingleses.

O último grande momento de glória do Notts County foi o convite da Juventus para a inauguração do Allianz Stadium, em Turim, em 2011. Houve empate por 1 x 1 e uma festa em referência ao clube que deu origem às cores da Velha Senhora.

A partir do ano que vem, Notts County se junta aos clubes sem liga profissional. Hoje pela manhã, o Notts County precisava vencer o Swindon e torcer por uma derrota do Macclesfield, treinado pelo ex-zagueiro do Arsenal e do Tottenham, Sol Campbell. O Macclesfield empatou por 1 x 1 com o Cambridge United e acabou momentaneamente com a história profissional do clube mais antigo do mundo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.