Topo

Coluna do PVC

Empates de São Paulo, Flamengo e Santos mostram que campeonato não mudou

PVC

05/05/2019 18h04

O Santos visitou o CSA. Parecia vencedor de véspera. Pelo excelente trabalho de Sampaoli e porque muita gente parecia julgar que o CSA terminaria o Brasileirão sem ponto nenhum. Não é assim. Na última visita do Santos a Maceió, para enfrentar o CSA, em 2009, empatou por 0 x 0. Nas três últimas viagens do Palmeiras a Alagoas, pelo Brasileirão, também não conseguiu ganhar. A força da grana de alguns gigantes ainda não mudou a dificuldade e a imprevisibilidade do campeonato: 0 a 0 em Alagoas.

O Flamengo não vence o São Paulo no Morumbi desde 2011. Começou bem o jogo, num 4-1-4-1, com Piris da Mota de primeiro volante e uma linha de quatro armadores, com Berrio, Ronaldo, Hugo Moura e Diego. Lincoln como atacante. Nos primeiros vinte minutos, marcou com duas linhas separadas por quinze metros. Depois, defendeu-se.

O São Paulo pressionou e foi melhor na partida. Merecia ganhar a partida. Sofreu com lesões de Ânderson Martins e Pato, subsstituídos por Hernanes e Éverton. Cuca jogou sua equipe ao ataque e mudou sistemas táticos. Terminou com dois pontas abertos, Antony pela direita, Helinho pela esquerda. Foi Helinho quem construiu a jogada do gol de empate, de Tchê Tchê.

O Flamengo ganhar no Morumbi não é comum. Não se trata de ser conformista. Apenas de não gerar crise por não conseguir uma vitória num lugar onde, historicamente, não se vence. O Flamengo só ganhou quatro de 31 visitas ao São Paulo. A pergunta não é se o resultado foi bom. Claro que foi. Melhor do que o desempenho. Na Gávea, a pergunta é — e seria mesmo se ganhasse — como será contra o Peñarol em Montevidéu, quarta-feira.

O Atlético Mineiro é o único time com 100% de aproveitamento depois de três rodadas. Desde 1980, não conseguia isso.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.