Topo

Coluna do PVC

Grêmio e Fluminense fazem décimo placar de 5 x 4 do Brasileirão

PVC

05/05/2019 21h30

Um jogo incrível e inesquecível.

Apesar de muita gente ter esquecido que o último placar de 5 x 4 do Brasileirão também tinha sido Fluminense 5 x 4 Grêmio.

Em 2011, Celso Roth era o técnico do Tricolor gaúcho e Abel Braga estava nas Laranjeiras.

O duelo do domingo à noite foi impressionante, pelas alternâncias.

Começou com aula do Grêmio. Em 21 minutos, já fazia 3 x 0, com atuação de gala do menino Jean Pyerre, velocidade pelos dois lados do campo, gols de André, Éverton e do próprio Jean Pyerre. O Grêmio controlou a partida enquanto o Fluminense tinha mais posse de bola. Mas, com 3 x 0, passou a controlar mais os passes e menos a partida.

Não por causa da seqüência de passes, mas por erros defensivos que deixaram o Fluminense com 3 x 2, aos 40 minutos, cinco antes do intervalo.

No retorno, outro jogo. O Fluminense empurrou o Grêmio para seu campo de defesa, impôs seu estilo de bons passes, mas, pela primeira vez no Brasileirão, teve menos de 50% de posse. Chegou aos gols em bolas paradas. Escanteio para Matheus Ferraz marcar, depois pênalti cometido por Kannemann e convertido por Pedro, no final falta nos arredores da grande área, concluída por Yony González.

O Fluminense mereceu vencer.

Este foi o décimo placar de 5 x 4 da história do Campeonato Brasileiro, desde 1971.

O primeiro aconteceu em 1977. O Cruzeiro ganhou do Fast, do Amazonas, com gol de Erivelto aos 27 do segundo tempo definindo o placar final de 5 x 4. Em 1985, o Paysandu fez 5 x 4 no Sampaio Corrêa, com o campeão brasileiro pelo Inter, Chico Spina, marcando o gol da vitória aos 31 minutos da segunda etapa. Em 1998, Ponte Preta 4 x 5 Corinthians. Os corintianos chegaram a abrir 5 x 1, mas tomaram três gols em doze minutos e correram o risco de empate nos últimos seis minutos. No ano seguinte, 1999, o Vitória fez 5 x 4 no Vasco, nas quartas-de-final do Brasileirão. Toninho Cerezo era o treinador rubro-negro. Em 2000, Vitória 5 x 4 Goiás. Em 2001, a Portuguesa fez 5 x 4 no Vasco, com três gols de Ricardo Oliveira para a Lusa e dois de Romário para os vascaínos. Em 2005, Atlético Paranaense 5 x 4 Cruzeiro, com gol da vitória marcado por Schumacher aos 45 do segundo tempo. Em 2011, os dois últimos placares de 5 x 4. O Santos perdeu para o Flamengo na Vila Belmiro, em noite de show de Neymar e Ronaldinho Gaúcho, em julho. Em novembro, o Fluminense fez 5 x 4 no Grêmio, no Engenhão, com quatro gols de Fred, para o Flu.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.