Topo

Coluna do PVC

Flamengo escapa de seus erros e lidera grupo de Libertadores após onze anos

PVC

08/05/2019 22h34

Se Vitinho marcasse o gol da vitória do Flamengo na última jogada de perigo da partida contra o Peñarol, haveria motivo para uma recepção de heróis no aeroporto do Galeão. Sem o gol, o lance entrará apenas para a lista de erros dos jogadores rubro-negros.

Gabriel perdeu chance clara na primeira etapa, houve equívocos em saídas de bola e o deslize qur poderia ter sido fatal: a expulsão do lateral-direito Pará.

Rigorosa. Mas o lateral não pode abusar das faltas como único recurso para estancar os erros de marcação.

Abel salientou que muitas das dificuldades em Montevidéu foram criadas pelo próprio Flamengo. Se tivesse mais méritos, o Peñarol poderia ter chegado ao gol, nos 20 minutos que disputou com um homem a mais. Como não teve, coleciona sua décima eliminação nos grupos neste século.

Apesar dos erros, o Flamengo poderia ter matado o jogo num contra-ataque. Termina a fase de grupos em primeiro lugar em sua chave, pela primeira vez desde 2008. Naquela edição, superou Nacional de Montevidéu, Cienciano e Coronel Bolognesi, do Peru.

O sorteio doa confrontos das oitavas-de-final acontecerá na segunda-feira, no Paraguai. O torneio só voltará a ser disputado no dia 23 de julho. Nesses dois meses, será preciso corrigir muitos defeitos para chegar forte aos mata-matas.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.