Topo

Coluna do PVC

Brasil mantém e Argentina perde dois clubes nas oitavas da Libertadores

PVC

09/05/2019 22h15

A derrota do Athletico-PR para o Boca Juniors, com gol de Tevez nos minutos finais, impede que o Brasil tenha cinco campeões de grupo como aconteceu em 2018. Mas haverá seis times brasileiros nas oitavas, como em 2018.

A Argentina terá apenas um classificado na liderança: o Boca. Há um ano, este era o caso exclusivo do River Plate. Os argentinos tinham seis representantes no ano passado e agora serão quatro.

Isto porque Huracán e Rosario Central foram lanternas de suas chaves.

Ano passado, as oitavas tiveram seis times do Brasil e da Argentina, dois paraguaios, um colombiano e outro chileno. Desta vez haverá seis brasileiros, quatro argentinos, três paraguaios, dois equatorianos e um uruguaio.

A questão é como será no segundo semestre. Em 2018, quando chegaram às semifinais, Palmeiras e Grêmio tinham 26 e 21 jogos a mais do que Boca Juniors e River Plate. Perderam as duas semifinais.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.