Topo

Coluna do PVC

Kalil condena Atlético no Mineirão: "Virou time nômade"

PVC

10/05/2019 11h15

No final da tarde de quinta-feira, já havia 15 mil ingressos vendidos para Atlético x Palmeiras, clássico do Brasileirão do próximo domingo, em Belo Horizonte. A expectativa é de mais de 30 mil torcedores, número impossível se a tabela marcasse o encontro para o Independência. A ideia da atual direção do Galo é de levar mais atleticanos aos estádios, recuperar o hábito e abrir caminho para ter 30 mil espectadores de média após a inauguração da MRV Arena, quem sabe daqui a três anos.

O presidente campeão da Libertadores de 2013, Alexandre Kalil, discorda da estratégia. Julga absurda a escolha de voltar ao Mineirão. Num encontro com o dirigente e atual prefeito de Belo Horizonte no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na manhã de quinta-feira (9), Kalil confirmou que nunca quis sair do Mineirão pela questão financeira. O Atlético poderia arrecadar mais no maior palco de Minas do que no Independência. Mas nunca quis entregar dinheiro que, em sua visão, deveria ser do Atlético, para a Minas Arena, administradora do estádio.

"Era por isso a decisão. Mas então descobriu-se que havia uma clara vantagem técnica. O Independência virou a casa do Atlético e os adversários não conseguiam nos vencer lá dentro", diz Kalil. "O Mineirão é o túmulo do Atlético. Os maiores títulos, os que fizeram a diferença para a história do Atlético, não foram conquistados no Mineirão. Muitos deles foram no Independência", diz Kalil.

O Atlético enfrenta o Palmeiras, no Mineirão, às 16h deste domingo. Será o sétimo jogo com mando atleticano no Mineirão, em 2019. Até agora, foram nove partidas no Independência e seis no maior estádio de Minas. "Depois que saí de lá, o Atlético virou um time nômade", diz Alexandre Kalil.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.