Topo

Coluna do PVC

Ronaldo pede passagem no Flamengo. O City é campeão inglês

PVC

12/05/2019 11h34

O Flamengo venceu a Chapecoense por 2 x 1 e chegou aos 7 pontos depois de quatro rodadas do Brasileirão.

Não foi uma atuação brilhante, com nove reservas e dois titulares — Diego Alves e Rodrigo Caio.

No primeiro tempo, deu espaço demais para os contra-ataques. Mas fez 1 x 0 com Vitinho, perdeu pênalti, mal cobrado por Diego, chegou ao segundo gol com Lincoln. Até ali, ofereceu quatro finalizações à Chape. A mais perigosa surgiu aos 35 minutos do segundo tempo. Boa defesa de Diego Alves.

A boa notícia foi outra boa atuação de Ronaldo. Autor do passe para o gol de Lincoln, o volante escalado ao lado de Piris da Mota desarmou e construiu jogadas. Errou também. Aos 28 da segunda etapa, desperdiçou um passe, mas voltou imediatamente para participar do desarme. Rodrigo Caio deu o bote, Ronaldo saiu com a bola limpa.

Mas foram 44 passes certos, dois errados, dois desarmes, um passe para gol. Números do Footstats.

O Flamengo tem uma alternativa para a função de segundo volante.

O MANCHESTER CITY É BICAMPEÃO NA INGLATERRA

Desde o tricampeonato do Manchester United, de Alex Ferguson, em 2009, não havia um campeão por duas temporadas seguidas na Premier League. O Manchester City repete o bis para a cidade de Manchester, numa temporada europeia dominada por Londres e Liverpool.

Houve até esperança para o Liverpool, quando o Brighton fez 1 x 0. Rapidamente, o City virou com Aguero, Laporte, Mahrez e Gundogan.

Na Espanha, Guardiola mudou o parâmetro de pontuação do campeão ao impor ao Real Madrid o segundo lugar numa temporada de recorde de pontos. Com Manuel Pellegrini, o REal Madrid chegou aos 96 pontos em 2010 e o Barcelona foi campeão com 99. Dois anos mais tarde, em 2012, Mourinho alcançou pela primeira vez a marca de 100 pontos, com o Barça vice de 91. Por três temporadas seguidas, com Guardiola no banco de reservas barcelonista, o Campeonato Espanhol mudou de patamar. Campeão e vice tinham de fazer mais de 90 pontos para sonhar.

Hoje o Barça é bicampeão e terá no máximo 89.

O City foi campeão ano passado com 100 pontos e nesta temporada chegou aos 98. O Liverpool é o primeiro vice-campeão com mais de 90 pontos. Guardiola eleva o nível de exigência.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.