Topo

Coluna do PVC

A história do zagueiro que o Flamengo pensa em contratar

PVC

17/05/2019 06h45

Bruno Viana tem 24 anos, 1,87 m e há quem o compare a Aldair. Foi o melhor zagueiro do Sporting Braga, na campanha que o levará à Europa League da próxima temporada. Foi titular em 32 das 33 rodadas do Campeonato Português, que termina no próximo domingo (19). O Braga tem seu último compromisso nesta sexta-feira (17) contra o Portimonense. Depois da partida, o presidente Antonio Salvador viajará ao Brasil, onde tem negócios na região Nordeste. Os dirigentes rubro-negros, Marcos Braz e Bruno Spindel, estão na Europa. Mas o destino de Bruno Viana pode se resolver na América do Sul.

Isto se o Flamengo decidir que vai mesmo tentar contratar o beque que começou sua carreira no Cruzeiro.

Em 2016, foi titular durante o período de 17 rodadas em que a equipe mineira foi dirigida pelo português Paulo Bento. Quando Mano Menezes assumiu seu lugar, preferiu Manoel e Bruno Rodrigo. Paulo Bento foi em seguida contratado pelo Olympiacos, da Grécia. Imediatamente, telefonou e perguntou a Bruno Viana se desejava se transferir para o time grego. Topou.

Só que o Olympiacos atrasou salários e seu agente conseguiu um emprego em Portugal. Bruno Viana virou zagueiro do Braga.

É bom zagueiro. Contra si, o fato de o Braga estar jogando com três zagueiros nas últimas partidas da Liga NOS. Depois de sofrer 4 x 1 do Benfica, em abril, o técnico Abel Ferreira mudou o sistema. Mas na maior parte da campanha, Bruno Viana jogou como zagueiro-central, na função hoje exercida por Léo Duarte.

Não há nenhuma garantia de que Bruno Viana será contratado. Até porque há concorrência de clubes europeus. Um deles pode ser a Lazio, da Itália.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.