Topo

Coluna do PVC

Cruzeiro só tem uma saída digna depois do escândalo

PVC

28/05/2019 11h48

Depois da brilhante reportagem de Gabriela Moreira e Rodrigo Capelo sobre a investigação da Polícia Civil contra o Cruzeiro, das acusações de lavagem de dinheiro e vendas de porcentagens de contratos de jovens jogadores, só existe uma saída justa: assumir os erros.

Em vez de debater se poderia ou não dar porcentagens como garantia, como argumenta o vice-presidente Itair Machado. Porque em todos os casos, há equívocos administrativos. O Cruzeiro tem a maior dívida ativa do futebol brasileiro, débitos fiscais depois da adesão ao Profut.

Anunciar mudança de todo o processo administrativo com o compromisso de não repetir o escândalo e se colocar à disposição da Justiça para ser investigado sobre lavagem de dinheiro.

Há no passado um caso de escândalo em uma empresa que conseguiu relativamente virar o jogo ao assumir o erro. Em 2009, a Suoervia que opera os trens do Rio de Janeiro, teve funcionários flagrados chicoteando passageiros para forçá-los a fechar as portas dos trens.

A primeira declaração da assessoria da Supervia foi trágica. O assessor disse que os funcionários eram treinados para colocar os passageiros para dentro dos trens. Escândalo conformado, o presidente da companhia deu entrevista ao Jornal Nacional. Em vez de debater, admitiu todos os erros e se comprometeu a mudar o sistema de treinamento de seus funcionários. "A reportagem da Rede Globo ficará para sempre em nosso arquivo, para mostrar como não se deve proceder."

Nada corrige os erros do passado. Mas comprometer-se a corrigir todo o sistema administrativo seria a única medida aceitável. Muito melhor do que discutir com os fatos.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.