Topo

Coluna do PVC

David Luiz pode ter recorde de títulos europeus pelo Chelsea

PVC

28/05/2019 06h06

PVC, no Azerbaijão

David Luiz é o único titular remanescente do Chelsea campeão da Champions League em Munique, 2012. Naquela final, o técnico Roberto Di Matteo escalou Cech, Bosignwa, Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Mikel e Lampard; Kalou, Mata e Bertrand; Drogba.

De 2013, quando o Chelsea conquistou a Liga Europa, só Azpilicueta também permanece em Stamford Bridge: Cech, Azpilicueta, Ivanovic, Cahill e Ashley Cole; David Luiz e Lampard; Ramires, Mata e Oscar; Fernando Torres.

Há também Cahill, que permanece no elenco, mas disputou apenas oito partidas na atual temporada. Quatro de Liga Europa, o que fará do zagueiro reserva também recordista.

Mas só David Luiz e o atual suplente da defesa terão três títulos europeus com a camisa do Chelsea, se os azuis de Londres ganharem a Europa League nesta quarta-feira, em Baku.

Isto se deve ao longo período de David Luiz em Stamford Bridge. Contratado em 2011, permaneceu em Londres até 2014, tranferiu-se para o Paris Saint-Germain e retornou ao Chelsea depois de dois títulos franceses.

Deve-se também ao fato de o Chelsea não colecionar taças europeias. Antes desta década, havia na galeria de troféus apenas a Recopa de 1971, vencida contra o Real Madrid, e a Recopa de 1998, conquistada contra o Stuttgart. A geração de John Terry e Frank Lampard ainda não fazia parte do elenco do Chelsea.

A última final da Liga Europa ou Copa da Uefa sem jogadore brasileiros em campo aconteceu na temporada 2007/08, quando o Zenit, da Rússia, venceu o Glasgow Rangers, da Escócia.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.