Topo

Coluna do PVC

Tite exagerou na cartilha

PVC

07/06/2019 17h20

Seleção é continuidade. Não é momento.

Você pode já ter lido este colunista repetir este mantra muitas vezes.

Mas é preciso observar situações e ter sensibilidade para entender quando não é hora de seguir a cartilha.

O corte de Neymar indicava a convocação de Vinicius Junior.

Apesar de ainda não ter estreado na seleção brasileira, sua presença devolveria a curiosidade em torno da seleção, a emoção para assistir à Copa América, a vontade de ver o garoto em ação.

Em vez disso, Tite convocou Willian.

Grande jogador, foi o único jogador do Chelsea a disputar todas as partidas da Liga Europa. Foi campeão e líder de assistências do torneio. Mas sua chamada é uma brochada clássica para a torcida, porque significa a manutenção, em vez da ousadia.

Depois da Copa do Mundo, Willian foi convocado três vezes e jogou as três. Contra os Estados Unidos, entrou quando o jogo estava 1 x 0 e o jogo terminou 1 x 0. Contra El Salvador, entrou quando a partida estava 4 x 0 e terminou 5 x 0. Contra Camarões, começou jogando. O Brasil venceu por 1 x 0, gol marcado enquanto estava em campo. Mas não marcou nem deu a assistência. Foi substituído por Douglas Costa.

Em síntese, depois da Copa, pela seleção, Willian não mudou o destino de nenhum jogo.

Antes da Copa, sim. Disputou 24 dos 26 jogos do primeiro ciclo de Tite, marcou dois gols, deu cinco passes para gol, vice-líder, atrás apenas de Neymar.

O problema da convocação de Willian não é Willian. É Tite seguir a cartilha ao pé da letra e perder a chance de trazer a torcida para mais perto da seleção.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.