Topo

Coluna do PVC

Neymar perde artilharia da seleção de Tite

PVC

09/06/2019 17h47

Os dois gols de Gabriel Jesus na goleada por 7 x 0 sobre Honduras, no último amistoso da seleção brasileira antes da estreia da Copa América, fazem dele agora o artilheiro da era Tite. Na soma dos dois ciclos de Tite, antes e depois do Mundial, Gabriel Jesus tem agora 16 gols. É o goleador depois da volta da Rússia com 6. Antes, tinha 10, um a menos do que Neymar.

Desde sua estreia na seleção, em agosto de 2010, Neymar liderou a estatística dos gols marcados com todos os treinadores e em todos os anos, menos em 2017, ano em que terminou atrás de Jesus. Neste momento, pela primeira vez, não é o líder com um dos treinadores com que trabalhou: Mano Menezes, Felipão, Dunga e Tite.

Apesar da estatística favorável, Gabriel Jesus não foi destaque da partida contra Honduras. Richarlison foi. Sofreu pênalti cobrado por Phillippe Coutinho, deu passe para Jesus marcar e fez o seu, o último dos 7 x 0. Firma-se jogando pelo lado direito.

A seleção goleou Honduras por 7 x 0. Não encantou. A maior qualidade da equipe de Tite nas duas partidas mais recentes, contra Catar e Honduras, foi a quantidade de bolas roubadas no ataque. Dos desarmes, 68% foram no campo ofensivo contra o Catar e 43% contra Honduras.

OS ARTILHEIROS DA SELEÇÃO COM TITE
GABRIEL JESUS – 16 GOLS
NEYMAR – 14 GOLS
COUTINHO – 10 GOLS
FIRMINO – 8 GOLS
PAULINHO – 8 GOLS
RICHARLISON – 5 GOLS

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.