Topo

Coluna do PVC

Brasil repete erros e perde de virada da Austrália

PVC

13/06/2019 14h57

Marta em campo muda tudo. Sua ausência, mais ainda.

O primeiro tempo da seleção brasileira teve jogo vertical, característica da equipe apresentada nos amistosos e contra a Jamaica, na estreia. Mas teve também cérebro e cabeça no lugar para trocar passes na hora certa. Obra da camisa 10.

Marta marcou 1 x 0 aos 27 minutos, de pênalti. Maior goleadora da história das Copas, chegou a 16.

Cristiane ampliou aos 38 minutos, com seu quarto gol no Mundial da França.

Com 2 x 0 no marcador, não seria nem necessário furar a bola, gíria de Vanderlei Luxemburgo.

Bastava tocá-la, gastar o tempo, esperar o primeiro tempo terminar

Mas o Brasil permitiu o cruzamento, o desvio de cabeça de Logarzo e o gol de Foord, aos 46, ainda da primeira etapa.

Com Marta substituída por Ludmila, no segundo tempo, o jogo mudou. Em sete minutos, a Austrália marcou com Logarzo, erro grosseiro da defesa e da goleira Bárbara.

Aos 21, gol contra e a Austrália fez 3 x 2.

Nos 24 minutos seguintes, o Brasil ainda pediu pênalti, analisado pelo assistente de vídeo, mas não esboçou chance concreta de empatar a partida.

A Austrália embola o grupo, que tem a chance clara de a Itália chegar aos 6 pontos se vencer a Jamaica, nesta sexta-feira. Brasil e Austrália têm três, cada.

Ao Brasil, resta não "perder por detalhes", como tem analisado a comissão técnica. Contra a Itália, o caminho é ganhar a partida para se classificar ou empatar e sonhar com a vaga em terceiro na chave.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.