Topo

Coluna do PVC

Perdas e danos de Neymar e Paris Saint-Germain

PVC

17/06/2019 09h56

A primeira página do "L'Equipe" desta segunda-feira (17) tem a fotografia de Neymar com o título: "O canto da partida." O texto afirma que os dirigentes do PSG tratam Mbappé como inegociável, mas não têm tabu em falar de uma possível transferência do craque brasileiro.

Nas páginas internas, a chegada do novo diretor esportivo, o brasileiro Leonardo, é descrita como fundamental para solucionar problemas da montagem do vestiário do técnico alemão Thomas Tuchel.

Resolver o assunto Neymar é vital para isso.

Ainda de acordo com o diário "L'Equipe", o agente israelense Pini Zahavi participou da negociação com o PSG há três anos e agora negocia o retorno ao Barcelona, com Manchester United e Real Madrid como únicas outras portas de saída.

Saímos do "L'Equipe". Semana passada, numa das conversas com gente que trabalha com Neymar desde o seu surgimento, no Santos, há o entendimento que os contratos de patrocínio com companhias do Qatar são um dificultador, mas não um impedimento para uma eventual mudança de clube.

É claro que para o PSG também haverá perdas. Neymar representa o projeto de ganhar a Champions League e a exportação da imagem do Qatar para o planeta. Lembre-se de que o Paris Saint-Germain não é apenas um time francês, mas uma empresa catari com sede na França.

Ao mesmo tempo em que há contratos fortíssimos, como o assinado com o QNB (Qatar National Bank), romper com o Paris Saint-Germain e consequentemente abrir mão desses acordos pode abrir outras portas. Não ter exclusividade com o QNB pode representar chance de ter outro patrocinador do mesmo setor. Os bancos digitais seriam uma opção, de acordo com a situação de mercado atual.

Sim, Neymar terá chance de novos contratos publicitários, aos montes, desde que consiga chamar a atenção para sua qualidade em campo, mais do que para seus problemas fora.

A premissa é clara, embora tão obscura nos últimos tempos. O nome Neymar representa um grupo de empresas, que só existem e têm como coração o jogador de futebol.

Hoje, o repórter Diego Garcia, da Folha de S. Paulo, revela que o jogador tem 36 imóveis bloqueados por causa de um processo de sonegação fiscal.

É mais uma informação que dificulta que se fale do que Neymar é capaz de jogar. No Paris Saint-Germain, ou fora dele, vai haver soluções para os problemas e novos contratos publicitários se Neymar estiver em campo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.