Topo

Coluna do PVC

5 de julho é dia de evitar o já ganhou

PVC

05/07/2019 17h32

Dia 4 de julho de 1982, a Copa da Espanha teve jogaço: União Soviética x Polônia. Pelo menos, a expectativa era de grande jogo, porque os poloneses tinham o craque Boniek e os soviéticos tinham Blokhin. Só eles e os uruguaios tinham sido capazes de vencer o Brasil de Telê Santana em dois anos de trabalho.

Em vez de jogão, um bom empate por 0 x 0, que classificou a Polônia para a semifinal, a ser disputada em Barcelona.

Mais do que a qualidade do jogo, ficou na memória a polícia catalã invadindo as arquibancadas para tirar as faixas do sindicato Solidariedade, da Polônia.

Classificada a Polônia, houve quem analisasse o adversário da semifinal. Não jogadores, mas torcedores e jornalistas.

Ah, no dia seguinte, 5 de julho, o Brasil ainda precisaria empatar com a Itália para se classificar.

O resto da história você conhece.

Hoje é 5 de julho. Dia de evitar o já ganhou.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.