Topo

Coluna do PVC

Trabalho de Tite tem de continuar na seleção

PVC

05/07/2019 08h52

Se Tite vai deixar a seleção brasileira depois da Copa América, ele não dá pistas. O que repete às pessoas próximas é que o pós-Copa América será debatido depois da Copa América. Isso não é indício de que sairá, mas de que o foco está em vencer o torneio. Dentro da comissão técnica, a frase mais ouvida é: "O trabalho está tranquilo."

Havia depois da Copa do Mundo desgaste por decisões da coordenação de seleções. Mas esse desgaste não causou a saída de Edu Gaspar. Em janeiro, o jornal The Guardian destacava que o Arsenal desejava Edu Gaspar como diretor de futebol, o que foi adiantado no Brasil pelo blog do Juca e será confirmado depois da final.

Sylvinho sempre destacou que seu plano era trabalhar num clube europeu. Vai ao Lyon.

O único companheiro de Tite em toda a carreira é Cléber Xavier. Tite nunca tinha trabalhado com Sylvinho nem com Edu Gaspar antes do Corinthians e teve pelo menos dois trabalhos incontestáveis antes, no Grêmio e no Internacional.

Cabe a ele, portanto, trabalhar com quem for apresentado. Daí que o substituto de Edu Gaspar não será Duílio Monteiro Alves nem alguém indicado pelo treinador. Cogita-se Juninho Paulista, mas não há confirmação.

Diante das quatro mudanças de técnico na seleção nesta década, qualquer desconfiança de que Tite poderia sair da seleção por insatisfação com a CBF deveria provocar críticas à confederação. Por, mais uma vez, correr o risco de romper um trabalho e começar tudo de novo no meio do ciclo para a Copa do Mundo.

Mas a CBF garante que não haverá mudança.

A seleção precisa que Tite continue, porque necessita de um trabalho completo até o Catar.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.