Topo

Coluna do PVC

Fluminense garante que não vende Pedro ao Flamengo. Está certo

PVC

06/07/2019 00h48

O Fluminense reage à investida do Flamengo sobre Pedro e tem razão em fazer isso.

"Pedro tem 22 anos, ganha um belo salário, tem mais dois anos de contrato e deveria saber das pressões externas que tentam tumultuar o ambiente no Fluminense no momento em que estamos trabalhando para reerguer o clube. Ele sabe que um homem deve ter uma palavra só. A minha, à frente do Fluminense é a mesma. Para o Flamengo não vai, a não ser que eles paguem a multa integral como determina a lei. Assunto encerrado."

A frase é do presidente do Fluminense, Mario Bittencourt.

O Fluminense está certo em não vender para o Flamengo.

Mesmo que seja uma sinuca de bico, de um clube com necessidade de arrecadar para cumprir obrigações financeiras, mas , por outro lado, demonstrar grandeza diante de rivais que ficaram mais fortes financeiramente.

O Fluminense precisa demonstrar grandeza. É grande e precisa mostrar ser grande.

Claro que, para isso, precisa de um plano de estabilização de suas contas. Mas também necessita manter o que tem de mais importante: sua própria história.

Nos últimos anos, mais do que não contratar, o Fluminense perdeu jogadores que descobriu. Por descobrir, entenda-se jogadores que revelou e que contratou jovens, sem nenhum outro clube perceber antes. Casos de Scarpa, Wendel, Gérson, Ibañez, Ayrton Lucas, Richarlison, Richard, Sornoza, Léo Pelé… Até Henrique Dourado, por quem o Flamengo pagou caro e serviu muito mais às Laranjeiras do que à Gávea.

No futebol brasileiro, ao menos ainda, um gigante em crise pode voltar a ser, rapidamente, ambicioso por títulos. Há sete anos, o Fluminense foi campeão brasileiro em Presidente Prudente, num jogo contra o Palmeiras, que seria rebaixado na rodada seguinte, em Volta Redonda, contra o Flamengo.

Hoje, o Palmeiras pensa em ser bicampeão brasileiro e o Fluminense briga nas últimas posições na tabela do Brasileirão. Pode ser o inverso, de novo, daqui a alguns anos. Depende de trabalho e ambição.

O Fluminense precisa criar o plano para voltar à parte de cima da pirâmide.

Enquanto isso, não pode perder os craques que revela para seus mais históricos rivais.

O Fluminense entendeu isto.

A pergunta é se Pedro também terá esta compreensão.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.