Topo

Coluna do PVC

A grande crise de Luan

PVC

11/07/2019 12h44

Luan entrou no segundo tempo no lugar de Jean Pyerre, no empate do Grêmio por 1 x 1 com o Bahia, na noite de quarta-feira (10).

O empate por 1 x 1 já estava consolidado.

O camisa 7, melhor jogador da América em 2017, não é titular do Grêmio desde 11 de maio, quarta rodada do Brasileirão, quando Renato Gaúcho escalou o time reserva. Houve empate por 0 x 0.

Antes, foi titular na segunda rodada, contra o Avaí, em Florianópolis. O empate por 1 x 1 foi construído com gol de Rômulo, aos 44 minutos do primeiro tempo. Luan foi substituído aos 20 da segunda etapa, por Thaciano. Foi a última vez que o Grêmio fez um gol com Luan em campo.

Seu último gol aconteceu em 24 de março, vitória por 6 x 0 sobre o Juventude, em Caxias do Sul, quartas-de-final do Campeonato Gaúcho. De lá para cá, são 20 jogos do Grêmio e 24 gols marcados, só um com Luan no gramado.

Ontem, havia a convicção de que o camisa 7, craque da Libertadores 2017, seria titular como falso centroavante, posição em que atuou com Renato Gaúcho no comando na Copa do Brasil de 2016. "O Grêmio precisa de um jogador de área", disse Renato depois da partida. A declaração serviu para esclarecer por que tirou Jean Pyerre para a entrada de Luan, no segundo tempo, em vez de sacar o centroavante André.

Luan tem talento de sobra.

Então, continua a pergunta: por que Luan não joga nem como centroavante, nem como ponta-de-lança, nem no lado esquerdo, se já foi titular nas três funções.

A resposta, só quem pode ter é o próprio Luan.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.