Topo

Coluna do PVC

Flamengo dá maior goleada do Brasileiro mesmo com ajustes a fazer

PVC

14/07/2019 11h45

A maior goleada deste Brasileirão fez o Flamengo assumir o posto de melhor ataque do torneio. Contra o Goiás, houve também a melhor atuação de De Arrascaeta desde que chegou ao Flamengo.  Tudo isso ajudou a produzir uma festa incrível no Maracanã lotado com o maior público pagante — 60 mil pagantes, 65 mil presentes.

Mesmo assim, o primeiro tempo deu margem a analisar o trabalho que Jorge Jesus terá, para deixar a equipe como pensa. Prova disso foi Jorge Jesus fora da área técnica discutindo com Rodinei aos 38 do segundo tempo.

Aos 36 minutos, com jogo empatado por 1 x 1, Rodrigo Caio era o zagueiro mais recuado, enquanto o rubro-negro trocava passes perto da grande área.  Estava do lado esquerdo do grande círculo, no campo de ataque.

Bola perdida na frente, o contra-ataque do Goiás obrigou Diego Alves a sair atéa intermediária. A ousadia é boa. Requer ajustes.

O Flamengo mudou quatro jogadores em comparação com a estreia de Jorge Jesus, na Arena da Baixada. Entraram Rafinha, Trauco, Diego e Éverton Ribeiro, saíram Cuellar, Rodinei, Vitinho e Renê. Arão passou a ser primeiro volante. O 4-1-3-2. Se transformava. 3-4-3 na saída de jogo.

Os laterais dão amplitude, mas as saídas rápidas do Goiás sempre miravam as duas pontas. O contra-golpe é sempre perigoso contra a defesa alta.

Trauco errou muito no primeiro tempo, mas seu posicionamento aberto pela esquerda ajudou na jogada do alívio, a do segundo gol.

A segunda etapa teve logo no início com passe de Arrascaeta para o artilheiro da temporada, Gabriel.

Há trabalho a fazer.

Mas o Flamengo parece ter hoje, junto com o Santos, o único time capaz de brigar com o Palmeiras pelo Brasileirão.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.