Topo

Coluna do PVC

Sem jogar bem, Corinthians vence com recorde de finalizações no Brasileiro

PVC

14/07/2019 18h27

O Corinthians não brilhou, mas teve um ponto positivo na vitória por 1 x 0 sobre o CSA.

Registou seu maior número de finalizações no Campeonato Brasileiro de 2019: 25.

Foram 9 chutes na meta defendida pelo goleiro Jorgi, do time alagoano, e 16 sem direção.

Antes da rodada, o Corinthians era o time com menor índice de chutes a gol no campeonato. O maior número do Corinthians, antes do CSA, era de 12 chutes contra o São Paulo, cinco no alvo. O pior, contra o Santos: apenas dois, nenhum contra o goleiro.

O recorde negativo agora está com o Botafogo, que empatou por 0 x 0 com o Cruzeiro, numa partida em que só testou o goleiro cruzeirense, Fábio, duas vezes.

A rodada registrou também a partida com maior número de chutes a gol de uma equipe. O Flamengo chutou 28 vezes contra o gol de Tadeu, do Goiás. Foram 17 com direção e 11 para fora. O Flamengo venceu por 6 x 1, a maior goleada do Brasileirão 2019.

Apesar de registrar seu recorde de ameaças ao adversário, não dá para dizer que o Corinthians jogou bem. É justo afirmar que tentou o gol desde o início. Forçava pelo lado direito, com Fágner e Pedrinho. Mas o meia não dava sequência às suas jogadas. Foi uma das razões da escolha de Fábio Carille, que trocou-o por Boselli, no segundo tempo.

O atacante argentino deu o passe para Vágner Love fazer o gol da vitória.

Foi boa a estreia de Gil, seguro na defesa. Não houve risco nos cruzamentos, ponto fraco da defesa corintiana em 2019.

Na frente, o Corinthians não chegou ao gol em bola cruzada. Mas abusou do artifício. Foram 43 cruzamentos, 33 errados, durante a partida.

Fábio Carille viu seu time subir de décimo para oitavo lugar, antes do final da rodada.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.