Topo

Coluna do PVC

Até a França olha para Barcelona

PVC

16/07/2019 12h41

A capa da revista France Football, que chegou às bancas de Paris nesta terça-feira, mostra Antoine Griezmann com a camisa do Barcelona e o título: "À mesa grande." No dia em que Neymar se reapresentou ao Paris Saint-Germain, o assunto no futebol francês é Griezmann. Isso não indica que Neymar está certo em tentar voltar ao Barcelona. Mostra que errou ao sair.

Todos os diários europeus de hoje contam a história de Neymar. El Mundo Deportivo diz, na Catalunha, que o Barcelona freou a operação Neymar e que Leonardo disse ao craque, na reapresentação, que as contratações de Frenkie De Jong e Griezmann, com custos de 195 milhões de euros, indicam que não haverá proposta boa do Barça para o Paris Saint-Germain.

Mas o grupo de apoio a Neymar segue dizendo que a proposta do Barça é interessante. O Barcelona tornou-se o primeiro clube do planeta a apresentar receitas superiores a 1 bilhão de euros, com dívida de 181 milhões de euros, segundo informações publicadas há sete meses.

A situação financeira é confortável, mas há quem diga que vai explodir, porque a estratégia de Josep Maria Bartomeu é bem diferente daquela de Joan Laporta, que ajudou o Barça se tornar o clube mais seguido do planeta. Laporta queria contratações certeiras e midiáticas, misturadas com promoções de jogadores formados em casa, com o eterno estilo Barça.

Hoje, Bartomeu é visto como um Florentino Pérez sem grife. Contrata pesado, tem resultados expressivos na Espanha, mas não se aproxima da Champions League desde 2015. Verdade que o último presidente campeão da Champions foi ele, mas por ter o cargo herdado pela renúncia de Sandro Rossell, em 2014.

No verão seguinte à posse de Bartomeu, o Atlético de Madrid contratou Griezmann da Real Sociedad, por 30 milhões de euros. Em sua primeira temporada no Calderón, o atacante francês fez 22 gols no Campeonato Espanhol, o mesmo número de Neymar, só que disputando quatro partidas a mais. Neymar era e é melhor. Basta concentrar-se em jogar.

Nas páginas internas da France Football, um gráfico escancara como Neymar faz mais gols em menos tempo e participa de mais ações decisivas do que Griezmann. No entanto, o Barça contratou o atacante campeão do mundo pela França e apenas estuda o retorno de Neymar, tentando envolver jogadores em trocas que o PSG, neste momento, não julga convenientes.

O que mudou não foi a qualidade do futebol de Neymar. Foi sua concentração e sua gestão da carreira.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.