Topo

Coluna do PVC

Flamengo sofria três gols após um ano

PVC

04/08/2019 17h55

A derrota do Flamengo para o Bahia lembrou o encontro com o Atlético Paranaense, no ano passado. Daquela vez, o Furacão marcou três gols nos primeiros vinte minutos. Depois, administrou e manteve o placar de 3 x 0 até o final da partida. Foi um dos momentos de grande crise com Maurício Barbiéri como treinador. Em Salvador, o Bahia fez excelente primeiro tempo, aproveitou os contra-ataques às costas dos laterais e fez 3 x 0 em 25 minutos, mas entre os 20 e 45 da primeira etapa. Depois, usou os contra-golpes e poderia ter feito mais um, mas manteve o placar até o final.

O Flamengo não sofria três gols numa mesma partida desde o encontro na Arena da Baixada, em 19 de agosto de 2018.

O Flamengo tinha o cansaço da partida contra o Emelec, na quarta-feira. Jorge Jesus escalou sete titulares iguais, além de De Arrascaeta e Bruno Henrique, que entraram no segundo tempo no Maracanã. A vitória do Tricolor de Aço marcou a estreia de Filipe Luís.

O Bahia mostrou talento de Arthur pelo lado direito. Só não foi o melhor jogador da partida, porque Gilberto marcou três gols. A tendência é o Flamengo manter a terceira colocação, por causa do saldo de gols superior ao do Atlético (9×5).

O tempo de trabalho será o melhor remédio para o grande defeito do sistema defensivo rubro-negro: espaço nas laterais. Porque a marcação começa no campo de ataque e as linhas avançam simultaneamente, tem sobrado corredores abertos pelos dois lados, às costas de Rafinha e Filipe Luís. Corrige-se com o tempo. Dos oito jogos sob o comando de Jorge Jesus, houve três vitórias, três empates e duas derrotas, 14 gols pró, 11 contra e sete jogos com a defesa sendo vazada.

 

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.