Topo

Coluna do PVC

O Santos contra a perplexidade

PVC

05/08/2019 14h55

Eis a pergunta, pauta em todas as conversas, dos programas esportivos às mesas de botequim — ou vice-versa.

O Santos pode ser campeão brasileiro?

A resposta óbvia é: claro que sim.

Só porque grande parte dos analistas determinou que o Palmeiras já era campeão na nona rodada e porque outra parte entende que os elencos mais ricos serão os únicos a disputar o título, isto não impede que exista um grande clube, com bom técnico que brigue até o fim pela taça.

E que, como você leu aqui semana passada, a mudança de calendário, com rodadas de meio de semana espaçadas, dará mais tempo de recuperação aos elencos. Em teoria, não será necessário ter elencos amplos para ser campeão brasileiro. Como aconteceu com o Corinthians, em 2017.

E olha que, naquele ano, o Brasleiro foi disputado com dez rodadas de meio de semana. Desta vez, são nove.

O Santos tem bom elenco, grande time e enorme repertório. Joga com três zagueiros contra times de transição rápida, com linha de quatro, como foi contra o Goiás, às vezes com um volante pegador, como Alisson, outras com Diego Pituca para fazer o primeiro passe. Tem os laterais entrando como meias, mas fazendo triangulações pelos lados também. Tem um dos melhores técnicos da América.

É difícil marcar o Santos.

Por tudo isso, é candidato ao título.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.