Topo

Coluna do PVC

Os desafios do Real Madrid e a resistência do Ajax

PVC

06/08/2019 12h51

A primeira página do Diário Marca, desta terça-feira, tem Toni Kroos admitindo que o Real Madrid precisa jogar melhor.

Foram três derrotas, para Bayern (1×3), Tottenham (0x1) e Atlético de Madrid (3×7), na pré-temporada.

Um empate contra o Arsenal (2×2). Uma única vitória sobre o sexto colocado do Campeonato Turco, o Fenerbahçe (5×3). Este último confronto valia pela decisão de terceiro e quarto lugares da Copa Audi, em Munique.

Para jogar melhor, o Real Madrid procura um novo meio-campista. As contratações de Ferland Mendy, Militão, Hazard, Jovic e Rodrygo não parecem suficientes para o meio-campo ser criativo.

O Manchester United pediu alto demais por Paul Pogba e o negócio está parado. A bola da vez é o meia Van de Beek, semifinalista da Champions League pelo Ajax.

Para o Real Madrid, é fácil contratar um jogador do clube holandês.

Só que não…

Os espanhóis chegaram a acordo com o meia, de acordo com a imprensa europeia. O Ajax faz jogo duro para vender e Van de Beek está escalado para a partida desta terça-feira, pela terceira fase classificatória da Champions League, contra o Paok, campeão grego.

O Ajax teve orçamento anual de 85 milhões de euros para a temporada passada. Recebeu proposta de 35 milhões de euros da Roma, por David Neres. Resistiu. Queria fazer grande campanha na Europa e conseguiu. Depois de 22 anos, chegou às semifinais da Champions.

Nesta temporada, já arrecadou quase o dobro de seu orçamento total da temporada anterior, com as vendas de De Jong ao Barcelona e De Ligt para a Juventus, cada um por 75 milhões de euros. Ao fazer jogo duro por Van de Beek, o Ajax deixa claro que não é banco. Seu objetivo não é fazer dinheiro, mas ser competitivo. Não quer perder mais do que os dois jogadores já vendidos e, embora saiba que pode perder a guerra, segue sua resistência.

Diferente do Real Madrid, o Ajax teve cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota na pré-temporada. Venceu o Anderlecht, da Bélgica, e o Watford, a Inglaterra, perdeu só para o Panathinaikos, da Grécia. Venceu o PSV pela Supercopa da Holanda (Johan Cruyff Shield) e empatou na estreia do Campeonato Holandês, com o Vitesse (2×2), em Arnhem.

Segue sendo mais provável que o Real Madrid tenha resultados mais expressivos do que o Ajax na Champions League e que consiga contratar o meia holandês, porque ele quer se transferir para a Espanha. Neste momento, prevalece a dificuldade merengue para reencontrar seu bom futebol do passado recente. E a capacidade do Ajax evidenciar que sua maior ambição é montar times fortes, não encher seus cofres de euros.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.