Topo

Coluna do PVC

O Corinthians agora chuta em gol. O Botafogo, não

PVC

17/08/2019 17h48

O Corinthians não fez gol em nenhum de seus três últimos jogos, antes da Copa América.

Perdeu do Flamengo por 1 x 0 e do Santos por 1 x 0, em jogos de Copa do Brasil e Brasileirão. Também empatou por 0 x 0 contra o Cruzeiro.

Depois da paralisação, o Corinthians jogou sete partidas pelo Brasileiro e fez gols em seis. Só passou em branco contra o Internacional, 0 x 0, com um único chute ao gol de Marcelo Lomba.

A atuação contra o Botafogo foi inversa à do Beira Rio. Foram dezoito finalizações e a metade delas obrigando Gatito Fernández a trabalhar. Pedrinho foi o melhor em campo e participou dos dois gols. Deu o passe para o primeiro, marcado por Boselli, puxou o contra-ataque do segundo, anotado no rebote por Everaldo.

Dependendo do resultado do Santos contra o Cruzeiro, no Mineirão, o Corinthians pode fechar a rodada apenas cinco pontos abaixo do líder. "Jogamos bem e não demos chance ao adversário", comemorou Fágner.

O lateral é um dos líderes do elenco e de atuações extremamente regulares. Nunca joga mal.

O Botafogo segue sendo um time que usa a posse de bola como estratégia defensiva. Se mantém a troca de passes, diminui a chance de o adversário agredi-lo. É pouco. O Botafogo é o time que menos chuta a gol no Campeonato Brasileiro. Em média, 8,3 por partida, 3 x 3 que obriguem o goleiro rival a trabalhar.

Contra Wálter, o Botafogo até chutou uma bola na trave, mas só chegou três vezes com alguma preocupação para o goleiro corintiano.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.