Topo

Coluna do PVC

Palmeiras nem era campeão antes nem perdeu o campeonato agora

PVC

17/08/2019 23h43

Analista serve para analisar. Não é para xingar nem para exagerar. Como médicos e engenheiros, também podemos errar. Mas é sempre melhor quando se faz isto com serenidade.

Por que, muitas vezes, os exageros tornam-se ridículos muito rapidamente. Na nona rodada, dizia-se que o Palmeiras já era campeão. Na décima-quinta, há quem garanta que agora não ganha mais.

Nem uma coisa, nem outra. O Palmeiras teve boa atuação contra o Grêmio, em Porto Alegre. Mesmo se defendendo e tentando vencer no contra-ataque, o que acontece com freqüente exagero no time de Felipão. Mas finalizou sete vezes contra o gol de Júlio César. Dudu chutou três vezes no alvo. O Grêmio, inteiro, chutou as mesmas três.

De tanto permitir que o Grêmio morasse no ataque, o Palmeiras correu o risco de uma bola vadia. Reclama que o bandeirinha deu o arremesso lateral para o lado errado. Que a bola era do Palmeiras e foi do Grêmio. Lembre-se de que o árbitro de vídeo não deve se preocupar com esse tipo de jogada. Serve para quatro situações: gol, cartão vermelho, pênalti e identificação de jogadores.

A cobrança do arremesso lateral chegou a Luciano e dele até David Braz. O chute do Braz poderia ter ido parar na Penha e, se você não entendeu a metáfora paulistana, significa que a bola podia ter ido parar na lua. Mas entrou no ângulo de Wéverton.

Pelo volume de jogo, o Grêmio mereceu o empate.

Acontece que o Palmeiras não vence há seis partidas e o Grêmio não ganha há cinco, no Brasileirão. O Palmeiras não venceu depois da Copa América, exceto contra Godoy Cruz e Internacional, Libertadores e Copa do Brasil. E o Grêmio só ganhou do Vasco, pelo campeonato nacional. Os dois se enfrentam na partida que ninguém pode perder, terça-feira, na Arena.

No ano passado, o Palmeiras estava em sétimo lugar na 15a rodada e o Grêmio estava em quarto. Foi quando a direção palmeirense demitiu Roger Machado e contratou Felipão.

Por que mesmo a gente acha que as posições são fixas numa tabela de classificação?

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.