Topo

Coluna do PVC

O Flamengo dá aula com seu craque, seu líder e seu povo

PVC

01/09/2019 17h32

Se você é daqueles que acham que o Maracanã virou um estádio sem alma depois da reforma, precisa visitar o Rio de Janeiro rapidamente. Quem esteve no estádio neste domingo, e assistiu à aula de futebol do Flamengo de Jorge Jesus, viu um privilégio igual ao que se via no início dos anos 1990, por exemplo quando Júnior e Zinho conduziram o rubro-negro ao título brasileiro de 1992. Não se vai comparar nada, nunca, à era Zico.

Mas das muitas armas poderosas do Flamengo de Jorge Jesus, como a qualidade de Gérson, o melhor em campo, a velocidade de Bruno Henrique e a capacidade artilheira de Gabriel, o ambiente do Maracanã torna tudo incomparável. O Flamengo disputou oito partidas no Maracanã, pelo Brasileiro, e ganhou todas. Nos 3 x 0 sobre o Palmeiras, fez um massacre diante do recorde de público do Brasileirão 2019.

Contou também com o erro grosseiro de Felipão, que tentou tirar velocidade do jogo, escalou  três volantes e puxou o Flamengo para seu campo de defesa. Parar o Flamengo é difícil, mesmo quando se equilibra a posse de bola. Entregando a criação ao time da casa, torna-se impossível.

O Flamengo teve o craque: Gérson.

O líder: Jorge Jesus.

E seu povo, numa exibição que, nas últimas décadas, só se imaginou possível na Europa. A Nação Rubro-negra à esquerda das tribunas é mais bonita do que a Muralha Amarela, em Dortmund. Quem diz isso é quem viu recentemente partidas do Borussia Dortmund no Signal Iduna Park e esteve no Maracanã neste Flamengo 3 x 0 Palmeiras.

O Palmeiras marcou com Matheus Fernandes, gol anulado pelo vídeo. Em seguida a movimentação de Gabriel e Bruno Henrique e as inversões de posições de Éverton Ribeiro, Gérson e De Arrascaeta mataram a marcação de Felipe Melo, Bruno Henrique e Matheus Fernandes. Saída de bola errada, aproveitada pelos rubro-negros, e De Arrascaeta deixou Gabriel frente a frente com Wéverton. Bruno Henrique caiu nas costas de Diogo Barbosa e fez o cruzamento, para o uruguaijo De Arrascaeta marcar. No segundo tempo, pênalti que permitiu a Gabriel seu 14o gol no Brasileirão.

Foi um massacre.

Impossível não dizer que o Flamengo está jogando o melhor futebol do país neste momento da temporada. Se vai ganhar o Brasileirão e a Libertadores, os próximos capítulos mostrarão. Mas vai ser muito difícil vencer o Flamengo e seu povo, no Maracanã.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.