Topo

Coluna do PVC

Gaciba divulgará imagem de contato sobre a linha em pênalti para o Santos

PVC

09/09/2019 09h22

Uma imagem que supostamente não apareceu nas transmissões de TV de Santos x Athletico Paranaense, mas foi usada por Rodrigo Nunes de Sá para sugerir a marcação do pênalti sobre Marinho, será disponibilizada pela comissão de arbitragem da CBF durante esta segunda-feira (9). Segundo o presidente da comissão, Leonardo Gaciba, a imagem analisada mostra que houve contato em cima da linha da grande área. "Pode haver interpretação, se o contato foi suficiente para derrubar, ou não. Mas não quero que digam que não houve contato. Não foi um pênalti fantasma", diz Gaciba.

Ainda fica no ar a pergunta se serão ou não divulgados os áudios, que indicam que Rodrigo Carvalhaes, árbitro de campo, não viu o contato em cima da linha. Pelo microfone, o árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá teria avisado a Carvalhaes que o contato com as mãos não derrubou o atacante Marinho, do Santos. E que não houve contato com o pé esquerdo do jogador. Ou seja, a falta teria acontecido no pé direito, em cima da linha.

Neste caso, seria pênalti.

Leonardo Gaciba segue com a estatística de que a média de erros por rodada caiu de seis para um, neste ano. Julga também que o caminho a ser adotado deva ser o da "mínima interferência." Que o árbitro de vídeo só interfira na decisão do campo, se tiver convicção de erro claro e inequívoco.

Sua ideia é seguir visitando os clubes e mostrar os avanços do VAR. No final do ano, levar à Fifa e ao International Board a experiência acumulada por 450 partidas com uso do vídeo. "No final do ano, o Brasil será o país com maior número de partidas monitoradas pelo VAR. Vou levar nossa experiência, as opiniões colhidas nos clubes e meu ponto de vista. Imagino que devam considerar por ser o país com maior número de jogos", pensa Gaciba.

Sua ideia sobre o árbitro de vídeo é de que deva haver interferência nos erros claros.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.