Topo

Coluna do PVC

Sylvinho sonha com oitavas na Champions e técnicos brasileiros no futuro

PVC

17/09/2019 05h06

Sylvinho foi jogador do Arsenal e do Barcelona, ganhou a Champions League como jogador em 2006 e 2009, final que disputou como titular, surpresa de Guardiola na decisão contra o Manchester United, em Roma.

Agora, como comandante do Lyon-FRA, quebra uma seqüência de nove temporadas sem treinadores brasileiros na Champions League. Desde que Leonardo, na Internazionale, chegou às quartas-de-final contra o Schalke.

Nem Sylvinho nem Leonardo são casos de treinadores formados no Brasil. Sylvinho foi assistente técnico de Roberto Mancini, no Manchester City e na Internazionale. Depois, assessorou Tite na seleção brasileira.

A história de treinadores brasileiros é antiga, mas restrita.

No dia de sua estreia na Champions League como treinador, Sylvinho respondeu a duas perguntas do blog sobre sua expectativa:

PVC – O que você imagina desta campanha? Qual o objetivo?

SYLVINHO – Poder jogar esta competição é extraordinário para o clube e para os atletas também. Como objetivo, é buscar a classificação para a próxima fase das oitavas-de-final. Nosso grupo é bem equilibrado, os quatro times são de um nível técnico parecido e tudo pode acontecer. Ganhar em casa será muito importante para se aproximar do objetivo.

PVC – Por que você acha que o Brasil tem tantos jogadores e tão poucos técnicos na Champions League?

SYLVINHO – Não tenho isso claro. Não para muito para pensar nisso. Prefiro acreditar que num futuro bem próximo possamos ter vários brasileiros trabalhando na Champions League.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.