Topo

Coluna do PVC

Flamengo tem vantagem que só teve virada duas vezes em 16 anos

PVC

06/10/2019 17h28

Cinco pontos sobre o segundo colocado, na 23a rodada, é vantagem quase insuperável.

Quase, porque o Grêmio tinha cinco pontos acima do Palmeiras, vice-líder, no Brasileiro de 2008. Perdeu o campeonato para o São Paulo, quinto colocado àquela altura. Entre o Grêmio e o São Paulo, além dos palmeirenses, estavam cruzeirenses e botafoguenses. O Tricolor, dirigido por Muricy, assumiu a liderança dez rodadas mais tarde.

Em 2009, quando o Flamengo foi campeão, a virada foi mais espetacular, mas o líder não tinha cinco pontos de vantagem a esta altura. Teve depois.

Na 23a rodada, o Palmeiras liderava com 44 pontos, um a mais do que o Internacional. O Flamengo estava em 11o lugar, com doze pontos a menos. Mas os palmeirenses não tinham cinco pontos de frente.

Na 29a rodada, sim.

O Palmeiras era o líder com 54 pontos, cinco a mais do que o vice-líder, São Paulo, e nove a mais do que o Flamengo, sexto colocado.

O Flamengo terminou campeão.

A última vez em que o líder teve exatamente cinco pontos sobre o vice-líder nesta rodada aconteceu em 2015. O Corinthians estava com 50 pontos, o Atlético com 45. O Corinthians foi campeão e o Atlético vice.

Ano passado, nesta rodada, o Palmeiras era terceiro colocado, três pontos abaixo do Internacional, o líder, e do São Paulo, vice-líder. O Inter terminou em terceiro lugar e o São Paulo em quinto.

 

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.