Topo

Coluna do PVC

Sampaoli segue Guardiola para tentar virada sobre Flamengo

PVC

09/10/2019 23h09

A improvável virada do Santos, novo vice-líder do Brasileiro, passa por um fator semelhante ao utilizado pelo Manchester City de Guardiola contra o Liverpool, de Jurgen Klopp, na temporada passada. O único índice em que os santistas são melhores do que os rubro-negros é a posse de bola. Era parecida a situação em janeiro do ano passado, quando o City tinha sete pontos a menos do que o Liverpool. Ao vencer o time de Klopp, no Ettihad, os citizens diminuíram a distância para quatro pontos. O Inglês, no entanto, estava na 16a rodada. O Brasileirão já está na 24a.

Mesmo assim, vale a lembrança de que há dois exemplos de viradas maiores do que precisam Santos, segundo colocado, e Palmeiras, agora em terceiro. Em 2008, o São Paulo tinha dez pontos a menos do que o Grêmio, no vigésimo-quarto jogo. Terminou campeão. O mesmo caso aconteceu com o Flamengo, décimo-primeiro colocado em seu jogo de número 24, em 2009. O Palmeiras líder, dez pontos atrás, terminou em quinto lugar. Os rubro-negros foram campeões.

A diferença desta vez é a qualidade do futebol do Flamengo, que pode abrir oito pontos de vantagem se ganhar do Atlético, nesta quinta-feira.

Na Vila Belmiro, o Santos foi melhor durante todo o primeiro tempo e abriu 2 x 0 em apenas 17 minutos. Carlos Sánchez fez um primeiro tempo exuberante. Marinho, com toda a sua imprevisibilidade, de jogada certa seguida por erro bizarro, foi decisivo, ao marcar o segundo gol, em condição legal.

Os dribles de Marinho em direção ao gol também ajudaram a quebrar o futebol do Palmeiras.

Mano Menezes fez o alerta, antes do apito inicial, ao afirmar que não seria possível fazer um primeiro tempo tão ruim quanto o Palmeiras fez contra Internacional e Atlético. A atuação foi ainda pior.

O Santos assume a segunda posição e tem pontos para se apoiar para tentar a virada.

O Palmeiras também pode se lembrar das situações de São Paulo 2008 e Flamengo 2009.

Mas o rubro-negro é o grande favorito para ser campeão brasileiro.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.