Topo

Coluna do PVC

Depois de doze rodadas, Brasileirão baixa de 21 mil pagantes por jogo

PVC

15/10/2019 11h26

Os levantamentos do globoesporte.com e do perfil do Brasileirão são divergentes, porque incluem dados de público pagante, o primeiro, e presente, o segundo. São ambas fontes confiáveis para saber quanto cada clube consegue de média de espectadores por jogo. Este blog também faz seu levantamento e já tem 25o partidas computadas. Ao final da 25a rodada, o índice de espectadores nos estádios segue sendo o mais alto desde 1983, mas pela primeira vez, desde a 14a rodada, caiu da casa dos 21 mil.

São atualmente 20.957, pelo levantamento do arquivo deste blog.

Em 1987, na Copa União, foram 20.877.

Este é o primeiro campeonato a alcançar, em qualquer momento da temporadas, a casa dos 21 mil. Daí não ser alarmante voltar para a faixa de 20.900. Mas foi resultado de seqüências de públicos ruins de clubes que alavancam a média. À parte o desempenho assombroso do Flamengo, o Corinthians tem a segunda melhor média e registrou apenas 22 mil pagantes contra o Athletico Paranaense, na quinta-feira (10). O Palmeiras tem o quarto melhor índice e levou só 19 mil pagantes, 21 mil presentes, na vitória sobre o Botafogo no sábado (12).

A disparada do Flamengo pode ser uma faca de dois gumes na tentativa de o campeonato ter o melhor registro da história — precisaria de 22.953 para igualar o ano de 1983. Se, por um lado, a seqüência de triunfos rubro-negra leva mais gente ao Maracanã, por outro pode tirar corintianos, são-paulinos e palmeirenses dos estádios. O Flamengo é o maior trem pagador do país, mas a alavanca do Brasileirão 2019 foi o fato de haver cinco clubes com 30 mil pagantes: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Fortaleza.

O Fortaleza desceu um pouco e agora tem 29.900 pagantes por partida. O Castelão lotado contra o Flamengo deve fazer subir esta média de novo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.