Topo

Coluna do PVC

O Vasco lentamente se reencontra com sua história

PVC

17/10/2019 11h43

Bruno Gomes é o sexto jogador das divisões de base a marcar pelo Vasco no Campeonato Brasileiro.

Fez o primeiro da vitória por 2 x 1 sobre o Botafogo.

Antes dele, Andrey, Ricardo Graça, Tiago Reis, Talles Magno e Marrony.

No mesmo dia da vitória sobre o Botafogo, o Vasco terminou a primeira fase do Brasileiro sub-20 em primeiro lugar.

Perdeu para o Cruzeiro, mas com time reserva, porque isso não altera a classificação.

Do time sub-10, o ponta Vinicius, o atacante Figueiredo, o zagueiro Ulysses, o lateral-esquerdo Alexandre Mello já trabalham com Vanderlei Luxemburgo.

Hoje, a coordenação de futebol é feita por Paulo César Gusmão. Ex-goleiro e técnico do Vasco,, PC tem a licença Pró da CBF e trabalha na equivalência com o curso realizado no Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ), na cidade do Porto.

O conhecimento acadêmico ajuda a formar jogadores de uma maneira diferente do que se tem feito há décadas no Brasil. "Na Europa, veem como déficit do jogador brasileiro a disciplina. Trabalhamos isso e o conhecimento do jogo desde a base", diz Paulo César Gusmão.

Por conhecimento do jogo, entende-se conhecer todas as fases: 1. percepção; 2. compreensão e interpretação; 3. tomada de decisão e cálculo de risco; 4. execução.

Há anos, você lê neste espaço que o Vasco precisa olhar para seu passado para construir seu futuro. Está começando a acontecer isso. O Vasco sempre foi forte quando apostou na formação de jogadores. Ainda há o equívoco de formar para apenas pensando em vender. Mas o principal, o Vasco parece redescobrir. Sua única saída é revelar jovens talentos.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.