Topo

Coluna do PVC

Grêmio sem confiança é igual ao River do ano passado

PVC

19/10/2019 18h18

Perder para o Fortaleza é péssimo para o Grêmio.

Principalmente, porque se cair contra o Flamengo, o time de Renato Gaúcho precisará de uma campanha de recuperação para chegar à Libertadores do ano que vem.

Mas as duas derrotas, para Bahia e Fortaleza têm efeito zero no confronto contra o Flamengo.

Assim o como o Grêmio não seria favorito contra o rubro-negro se vencesse as duas vezes.

A lembrança de que o River Plate perdeu para Defensa y Justicia (0x1) e Colón (0x1), antes de começar as semifinais contra o Grêmio, em 2018, ajuda a entender isto.

Verdade que o River Plate também perdeu para o Grêmio, em Buenos Aires, antes de se recuperar, com 1 x 0 sobre o Aldosivi, no Monumental, e então virar o confronto contra os gremistas na Arena.

Outubro do ano passado também registrou empates do Boca Juniors contra Racing, fora, e Rosario Central, em casa, antes de ganhar do Palmeiras a primeira semifinal, em La Bombonera. Depois, o Boca perdeu para o Gimnasia y Esgrima, antes de viajar para o empate contra o Palmeiras, em São Paulo.

O Boca usava base reserva, assim como o Grêmo atual.

O jogo mesmo é na quarta-feira. Perder para o Fortaleza importa pouco.

Mas que o Flamengo será favorito, não há dúvida de que sim.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.