Topo

Coluna do PVC

Rio de Janeiro recebe 13 mil turistas por Flamengo x Grêmio

PVC

23/10/2019 13h51

Não há mais vagas de hotéis na região central do Rio de Janeiro, os bares e restaurantes estão cheios, há gaúchos fazendo churrasco na praia, em frente ao hotel do Grêmio na Barra da Tijuca e rubro-negros de todos os cantos do país desfilando vermelho e preto pela cidade. São 13 mil turistas, ao menos, na capital fluminense. O total de visitantes é certamente maior do que este número, mas 13 mil é o total de ingressos vendidos para quem irá ao Maracanã e não vive no Rio de Janeiro.

A porcentagem é de 19% do total de 68.015 bilhetes comercializados. O número é  61% maior do que nas oitavas-de-final, quando 8 mil pessoas compraram ingressos e estiveram no Rio de Janeiro para Flamengo x Emelec, vindo de outras cidades.

Estima-se que 20% do público em clássicos Real Madrid x Barcelona, seja no Santiago Bernabéu ou no Camp Nou, é de turistas de todas as partes do planeta. Ajuda a movimentar a economia da Espanha. Da mesma maneira, a chegada de visitantes de fora do Rio para partidas do Flamengo dinamiza a combalida economia da cidade.

O índice rubro-negro impressiona e é impulsionado pelo fato de o Flamengo ter a maior torcida do país. Mesmo que com números mais tímidos, Vasco, Fluminense e Botafogo têm potencial para fazerem mais do que acontece atualmente. O futebol pode impulsionar a rede de hotéis, bares e restaurantes não apenas no Rio de Janeiro. Acontece também em outras capitais, com outros clubes. Mas o Flamengo faz gritar como o futebol pode ser mais importante para o turismo e para a economia do país.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.