Topo

Coluna do PVC

River Plate vira líder na Argentina e tem similaridade tática com Flamengo

PVC

30/10/2019 12h40

Que o River Plate tem o mesmo desenho tático do Flamengo de Jorge Jesus, na maior parte das vezes num 4-1-3-2, basta ter assistido à Libertadores para entender. Acompanhar uma partida inteira também ajuda a ver a movimentação dos externos. Os dois meias abertos pelas pontas, Ignacio Fernández à direita, De la Cruz à esquerda, entram em diagonal e se transformam em armadores, circulando pelo campo e fazendo a bola circular de maneira muito semelhante à de Éverton Ribeiro e De Arrascaeta no Flamengo.

Também é similar o posicionamento de Palacio, em comparação com Gérson.

A marcação não é tão agressiva no campo de ataque como a do Flamengo, mas os movimentos do volante Enzo Pérez e dos laterais Montiel e Casco também se assemelham. É comum ver Enzo Pérez voltar entre os zagueiros para a saída de jogo. Com os externos entrando em diagonal, a amplitude se dá com os laterais abertos, Montiel pela direita, Casco pela esquerda.

A vitória por 2 x 1 do River Plate sobre o Colón, na noite de terça-feira, foi mostrada ao vivo no Brasil pelo canal FOX Sports e levou o time de Marcelo Gallardo à primeira colocação do Campeonato Argentino. A classificação é provisória, porque o River tem 21 pontos, como o Argentinos Juniors, que enfrenta o Talleres nesta quarta-feira (30), e como o Boca Juniors, rival do Lanús na noite de quinta-feira (31).

O River Plate não teve atuação brilhante. O desenho tático e o modelo de jogo é que chamam a atenção, pela semelhança com o Flamengo. A Libertadores, desde 2015, tem premiado os times que mais procuram jogar bom futebol, em vez de guerrear.

Abaixo, a movimentação do River Plate:

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.