Topo

Coluna do PVC

Michael conseguiu ficar no mano a mano contra o Flamengo

PVC

31/10/2019 21h26

A base do jogo do Flamengo é a marcação por pressão. A teia para a qual atrai seus adversários, atacando a bola na saída da grande área adversária e, muitas vezes, marcando até o goleiro rival. Todo mundo já viu que, ao fazer isso, Jorge Jesus deixa sua defesa com três zagueiros contra três atacantes. O desafio passa a ser quebrar a primeira linha rubro-negra. Quem conseguir, ficará no mano a mano contra a zaga de Jorge Jesus.

Contra o Fluminense, o Flamengo fez 13 de seus 24 desarmes no campo de ataque, recorde nos registros do Footstats. Contra o Goiás, desarmou só duas vezes no campo ofensivo.

Talvez porque as pernas estejam cobrando. Talvez…

O Goiás finalizou cinco vezes contra o gol de César — e de Gabriel Batista. O Athletico Paranaense foi quem chutou mais, sete no total, e entendeu ter conseguido isto por causa da quebra da primeira linha de marcação. Como o Flamengo marcou até o goleiro Diego Alves, daquela vez, o Athletico usou a velocidade e ficou no mano a mano nove vezes.

Não foi à toa, portanto, que o Flamengo teve sua defesa exposta, com Michael contra Rodinei. Subia a marcação sem atacar a bola como é seu costume. O Goiás apostou nos lançamentos e deixou Michael no um contra um.

O abuso foi a jogada do segundo gol. O Flamengo tinha um homem a menos e a vitória assegurada. Não precisava subir seu time faltando dois minutos para terminar os acréscimos. Rodinei ficou no mano a mano e Michael marcou o gol do 2 x 2.

O Flamengo segue sendo o melhor time e oito pontos é vantagem extremamente confortável. Mas o campeonato só terá a luta pelo título terminada, quando a matemática também for rubro-negra.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.