Topo

Coluna do PVC

A Europa se equilibra e o Brasil desequilibra?

PVC

02/11/2019 17h58

O empate por 0 x 0 entre Real Madrid e Betis, com gol bem anulado de Eden Hazard no início da partida, pelo VAR, manteve o Barcelona na liderança do Campeonato Espanhol, apesar da derrota por 3 x 1 para o Levante, no final da manhã.

Mas o Barcelona perdeu pontos em quatro de seus onze jogos, com três derrotas e um empate. O desempenho de 22 pontos conquistados, de 33 conquistados, é o pior desde a temporada 2005/06.

Daquela vez, o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Samuel Eto'o e do técnico Frank Rijkaard lutava pelo bicampeonato espanhol. Nas onze primeiras partidas, empatou com Alavés, Zaragoza e La Coruña, perdeu para o Atlético de Madrid.

Fez 21 pontos.

O Real Madrid ocupa a segunda posição pelo saldo de gols, com os mesmos 22 pontos. No caso do Real, campanhas com pontos perdidos em cinco dos primeiros onze jogos são mais comuns. No ano passado, o Real Madrid tinha 17 pontos nesta altura da campanha.

O resumo da rodada europeia, com dificuldade do Liverpool e do Manchester City, contra Aston Villa e Southampton, empate do Arsenal e do Real Madrid, derrota do Barcelona e do Bayern por 5 x 1 para o Eintracht Frankfurt dá noção momentânea de que a Europa se equilibra enquanto o Flamengo desequilibra o Brasil.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.