Topo

Coluna do PVC

River quer parar Flamengo com Grêmio do Maracanã como modelo

PVC

23/11/2019 09h30

O River Plate definiu o adversário que chegou mais perto de vencer o Flamengo, na seqüência de 25 partidas sem derrota: o Grêmio, no Maracanã. Para a comissão técnica argentina, a maneira como o time de Renato Gaúcho se comportou no primeiro tempo serve de exemplo de como dificultar a vida rubro-negra. O incrível é que aqueles primeiros 45 minutos terminaram com vantagem do Flamengo por 1 x 0 e o placar final do encontro foi de 5 x 0, a segunda maior goleada imposta desde a chegada de Jorge Jesus.

Naquele primeiro tempo, o Grêmio encostou Matheus Henrique na marcação de Gérson e Maicon com William Arão, mas vigiando também a movimentação de Éverton Ribeiro, quando Arão fazia a saída por trás dos dois beques. A marcação na intermediária ofensiva é considerada modelo por Marcelo Gallardo..

Como o Flamengo, o River Plate tem a característica de desarmar no campo de ataque. No Flamengo 5 x 0 Grêmio, o time de Jorge Jesus só conseguiu três desarmes perto da área adversária. Seu recorde é no Fla-Flu, com 13 de 24 desarmes no campo de ataque (54%). O River conseguiu 40% de seus desarmes contra o Cerro Porteño e contra o Cruzeiro, ambos no Monumental de Nuñez.

A recuperação de bola e a rapidez na transição para pegar a defesa adversária no mano a mano é receita tanto de Jorge Jesus, quanto de Marcelo Gallardo. Foi uma jogada assim que transformou a dificuldade do primeiro tempo na fácil goleada do segundo tempo, nas semifinais do Flamengo. Um erro de Michel resultou no contra-ataque e no primeiro gol de Bruno Henrique, aos 41 minutos do primeiro tempo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.