Topo

Coluna do PVC

Derrota para o Flamengo deve provocar mudanças no Palmeiras

PVC

01/12/2019 18h05

Quando conversa diretamente, o presidente Maurício Galiotte fala em momento de reflexão.

Mas nos bastidores, em momentos mais próximos de outros dirigentes, o presidente do Palmeiras assume mais claramente a posição de que fará as mudanças que a ele são pedidas por conselheiros. Foi o caso da festa do empresário Carlos Leite, na sexta-feira (29).

Pelo que gente influente ouviu na noite de sexta-feira, Palmeiras x Flamengo podia mesmo definir o futuro.

Ou seja, é muito difícil a permanência de Mano Menezes. É bem difícil a situação de Alexandre Mattos. Mas o dirigente tem mais dois anos de contrato, diferente do treinador cuja multa é de um salário.

A situação de Jorge Sampaoli pode ter peso nessa decisão. O técnico do Santos pode sair do clube da Vila e manter residência no Brasil até ter uma nova proposta. Possivelmente, ficará no Rio de Janeiro por um período e passará o reveillón na Argentina, até decidir seu futuro.

Em campo, o Palmeiras tentou espelhar o Flamengo, ou seja, escalar a equipe no mesmo sistema tático 4-1-3-2. A aparência do início era de dificultar a saída de bola do rubro-negro. Mas, logo aos 4 minutos, uma bola enfiada por Gérson deixou Gabriel frente a frente com Jaílson. O passe permitiu a De Arrascaeta finalizar com o gol vazio.

O Flamengo teve 57% de posse de bola no primeiro tempo. No final da partida, 8 finalizações certas contra sete do Palmeiras, mas um controle do jogo assustador. Foi a segunda vez que o Palmeiras sofreu três gols em casa. A primeira, contra o Sport, num 2 x 3 no ano passado.

A derrota por 3 x 1 para o Flamengo permite ao rubro-negro abrir 19 pontos de vantagem sobre o Palmeiras. A vantagem avassaladora vai produzir mudanças profundas no Palmeiras. A questão é saber quando serão anunciadas.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.