Topo

Coluna do PVC

São Paulo depende do Morumbi, mas tem pior desempenho em casa no século

PVC

04/12/2019 03h17

O São Paulo começou o ano com jogos seguidos no Pacaembu, depois de ter empatado contra o Talleres de Córdoba no Morumbi e perdido, em sua casa, a classificação para a fase de grupos da Libertadores. No último jogo em casa de 2019, pode perder de novo a chance de jogar as chaves do torneio continental. Para garantir a presença na elite da América do Sul, o São Paulo precisa vencer o Internacional no Morumbi, onde tem seu pior desempenho na década.

Em 22 partidas, conseguiu apenas nove vitórias, nove empates e quatro derrotas, aproveitamento de 54%.

É a primeira vez nesta década que o São Paulo  tem menos vitórias em seu estádio do que a soma de empates e derrotas. É também a primeira vez neste século.

Desde 2010, a única vez em que houve conta semelhante foi em 2013, quando houve 18 vitórias, 7 empates e 11 derrotas, ou seja, o mesmo número de triunfos do que a soma de partidas empatadas e perdidas.

É também o menor número de jogos como mandante no Morumbi no século. Talvez pelo baixo número de vezes em que pôde atuar em seu histórico estádio, o São Paulo sofreu mais. Em novembro, o time disputou três partidas, com uma vitória sobre o Vasco e duas derrotas contra Athletico Paranaense e Fluminense.

Nesta quarta-feira, não há outra hipótese, a não ser ganhar do Internacional, no Morumbi. O detalhe é que o Tricolor não vence o Inter como mandante desde 2015. Houve uma vitória colorada em 2016 e um empate em 2018. Em 2017, o Internacional estava na Série B.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.